Friday, February 16, 2007

Pois, pois, ó pá!


Ontem à noite, até por total falta do que fazer ou algo interessante na TV, resolvi dar uma "paradinha" no canal da RTP (Rádio e Televisão Portuguesa) durante o noticiário deles.

Eu aos poucos estou reaprendendo minha própria língua com aquele povo, se bem que que os textos usados no jornalismo por lá me faz pensar que a idiotia verbal da Marcia Goldschmit fez escola do outro lado do Atlântico. Como se ousam?

A primeira reportagem foi sobre o rio Zambesi em Moçambique e as palavras que eles usavam pra descrever a situação era pra rir não fosse assim tão grave... só faltou trocadilhos cretinos tipo "a vaca foi pro brejo" , "dar com os burros n'água" ou "foi tudo por água abaixo". Mas acredito que a redação deve ter editado essa parte.

Depois o telejornal luso me brindou com uma reportagem da nossa querida pátria amada e idolatrada, salve salve, a República Federativa Bananônica, e, claro, tudo que se refere ao nosso país é relacionado a 3 coisas. Se forem coisas ruins : Corrupção, Violência e Destruição da natureza. As "boas" são Carnaval, Futebol e Brasileiros sendo extraditados de volta.

Dessa vez foi sobre o menino João morto por uma galerinha demoníaca. Passou a missa e o protesto que seguiu pelas ruas do Rio.

Com fatos assim eu não me permito ser pessimista mas tantos já foram de forma brutal e tantos mais perecerão e tudo continua na mesma. Lembro do garoto de SP queimado vivo dentro do carro com seus pais... cadê que ninguém mais fala nisso? Será que aquele crime foi menos chocante ou brutal que esse? E uma mãe que degolou os 2 filhos com uma serra elétrica e fugiu pra se encontrar com o marido (ou era amante??), cadê as OTORIDADES pra dar jeito nisso?

Bom, a única coisa que vejo é o Corno Suplício com sua fiel escuderia de ONG's de Direitos Humanos e advogados afiando os dentes pra lutar pelos direitos dos pobres criminais desvalidos. E depois quando já estou P da vida com esse país que não conhece o fim do poço pois quando chega lá, acham um jeito de cavar ainda mais fundo, ainda tem a letargia da população, esse comodismo tupiniquim.

O que é que tem demais em se fazer uma greve geral pra pedir que os seus direitos sejam preservados e garantidos? É pedir demais? Vai cair um braço se o povo se unir e por todas as cidades do Brasil fazer um protesto silencioso na frente das prefeituras? Vai ser perda de tempo nos mobilizar-mos e lutar por um bem comum onde todo mundo e principalmente o país só tem a ganhar? Pra um brasileiro parece que sim! Entre aderir a uma greve geral ou tostar na praia, chega a ser até uma disputa injusta com o nosso bem comum.

Por essas e outras que eu não me vejo mais morando por lá. Não existe nada que pague minha paz de espírito, mas fica sempre um nó no coração por causa da minha família e amigos que vivem nesse fogo cruzado entre o Ruim e o Pior Ainda.

Ai Jisuis!

No comments: